sábado, 15 de janeiro de 2011

Os cabelos - mitos

Já aqui falei da importância do cabelo, mas visto ser um assunto tão marcante na nossa beleza, vou voltar a ele, destronando mais alguns mitos.

Uma pessoa adulta tem em média três milhões de fios capilares, que crescem um centímetro por mês. Os cabelos não só servem como um excelente aliado estético, bem como funcionam de isolantes térmicos, protegendo-nos contra as radiações solares e abrasão mecânica. O cabelo é um dos nossos principais elos de beleza, sendo muitas vezes absolutamente relevante para a nossa auto-estima. Contudo, são muitas as ideias erradas que mantemos como certas:

- A água fria deixa o cabelo mais bonito e saudável - A temperatura elevada da água provoca vasodilatação, abrindo os poros do couro cabeludo e consequentemente estimulando a produção das glândulas sebáceas. A água fria é portanto, um bom aliado, ajudando a fechar as cutículas e a tornar o cabelo mais bonito. O ideal é a utilização de água morna, quer no Inverno quer no Verão.

- Dormir com o cabelo molhado não o apodrece - Este é talvez o mito mais conhecido entre nós. Muitas pessoas acham que a humidade decorrente do cabelo ainda não estar bem seco, o irá apodrecer. O que se sabe é que o cabelo húmido cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos e consequentemente ao aparecimento de caspa e micoses. Contudo, a raiz não irá apodrecer. 

- Lavar o cabelo diariamente não provoca queda - Nem prejudica os fios capilares, desde que sejam utilizados produtos de acordo com o tipo de cabelo. Recomenda-se até que os cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, com champôs específicos e sem massagens excessivas para não superestimular a produção das glândulas sebáceas. 

- A aplicação de condicionador e de máscara pode tornar o cabelo mais oleoso - Já que tapa os poros capilares, ajudando ao aumento de oleosidade e provocando o aparecimento de caspa. Para evitar este problema  nunca deve aplicar os produtos junto da raiz, respeitando sempre o tempo recomendado.


Este post foi escrito com a preciosa ajuda da Mónica Lice e do seu blog Mini-Saia. Muito Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário