segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ai, ai, ai! Estou stressado!

O stress pode ser definido como o desgaste que o nosso organismo sofre à medida que nos relacionamos com o meio em constante mudança. Contudo, é ele que nos dá a concentração e a capacidade para acabar um projecto ou cumprir um prazo. De facto, alguns de nós preocupam-se mais que os outros, e alguns de nós estão melhor preparados para lidar com situações emocionais explosivas. Porém, o perigo é que o stress é, muitas vezes, responsável por problemas de saúde. Facilmente, podemos enumerar que o stress:

- Desgasta o sistema imunitário;
- Altera a variabilidade dos nossos ritmos cardíacos, provocando arritmias e até problemas cardíacos fatais;
- Envelhece-nos à velocidade da luz.

Numa sociedade tão exigente como a nossa, em que trabalhamos muitas horas, temos uma família, interagirmos com pessoas que às vezes espirram sem pôr a mão à frente, é de todo irrazoável pensar que seremos capazes de eliminar todo o stress. Por outro lado, grandes acontecimentos da vida abalam-nos e afectam-nos, às vezes irreversivelmente, o que significa que é muito importante desenvolver estratégias e sistemas de apoio. Por isso, aqui ficam algumas dicas que poderão ser úteis no momento do confronto:

- Contraia e relaxe repetidamente o rosto - irá ajudar a libertar a tensão que você retém sobre o pescoço;
- Apoie-se nos amigos. Eles são os derradeiros libertadores de tensão, podendo retirar mais de 90% da penalidade de envelhecimento que você enfrenta. Jogar qualquer tipo de jogo, conversar, coscuvilhar, ter encontros, são autênticos medicamentos mentais.
- Sempre que tiver de enfrentar uma tarefa aparentemente intransponível, não desanime. Divida-a em tarefas menores, mais fáceis de gerir.
- Tenha plantas e animais de estimação. O facto de termos de regar a planta e tirar-lhes as folhas velhas, bem como termos de cuidar do cão ou do gato, elimina grande parte do stress;
- Use uma agenda, organize as suas tarefas, gira o seu tempo;
- E agora a dica principal, que de certo o vai a libertar de muita tensão acumulada: Aja! Saia, divirta-se, tome atitudes e seja pro-activo!

Sem comentários:

Enviar um comentário