quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Medicamentos Homeopáticos. Crer ou não crer... eis a questão!


Muito se tem questionado acerca da Homeopatia e seus efeitos... Mas afinal, o que é a Homeopatia?

A Homeopatia é uma terapia alternativa, que se baseia no princípio "os semelhantes curam-se pelos semelhantes" ou seja, o tratamento homeopático fornece a um paciente sintomático doses extremamante pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis (expostas a quantidades maiores)... Confuso? Trocando por miúdos, digamos que o princípio da Homeopatia se assemelha ao das vacinas, já que se fornece o agente causal -ainda que diluído- e não um que contraria a doença (caso da alopatia- medicina tradicional).
Um medicamento homeopático resulta de uma diluição sucessiva de substância de tal forma que por vezes nem sequer uma molécula é possível observar na formulação final. Nestes casos a Homeopatia defende a "memória da àgua" como se esta se "lembrasse" da molécula que esteve em contacto.

Apesar dos estudos científicos com resultados negativos a Homeopatia é reconhecida em países como Alemanha e Reino Unido.
Em Portugal, apesar da Ordem dos Médicos não reconhecer a Homeopatia como especialidade médica, as farmácias vendem medicamentos Homeopáticos autorizados pelo INFARMED (Homeovox , Tonsan, Oscillococcinum, etc).
Como farmacêutica devo admitir que indico varias vezes medicamentos deste tipo a crianças, grávidas e idosos polimedicados, não pela crença nas teorias Homeopatas mas por ser uma alternativa eficaz para evitar efeitos secundários indesejáveis.



Sem comentários:

Enviar um comentário