Com a chegada de um bebé, seja o primeiro ou não, surgem sempre dúvidas. Aprender a cuidar de um recém-nascido é um processo a longo prazo. Todos cometemos erros. Por isso, hoje deixo-vos resposta a algumas questões frequentes:
- Porque devo dar de mamar ao meu bebé?
Porque o leite materno é o melhor alimento para o seu bebé, repleto de todos os nutrientes necessários e perfeitamente adaptado às necessidades do seu pequeno corpo e ao seu crescimento. O leite materno aumenta as defesas contra infecções, reduz a probabilidade de alergias e melhora o seu desenvolvimento. Tem igualmente vantagens para a mãe: reduz o risco de cancro da mama e do ovário e permite uma recuperação mais rápida do peso anterior à gravidez.
A amamentação deve ser iniciada na primeira meia hora após o parto e pode ser meio exclusivo de alimentação até aos seis meses, salvo raras excepções.
- Como devo deitar o meu bebé?
O bebé deverá ser sempre colocado a dormir de costas, com os pés junto aos pés do berço. A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé. Não colocar almofadas, fraldas, brinquedos ou outros objectos dentro da cama.
- O que é a Síndrome de Morte Súbita do Lactente?
É uma situação rara de morte, sem causa aparente ou diagnosticada. que pode ocorrer durante os primeiros meses de vida. O maior dos medos de qualquer pai. No entanto, não deve entrar em paranóia. Siga as seguintes regras que permitem prevenir a síndrome:
- Dormir de costas;
- Usar colchão duro;
- Não usar almofadas;
- Evitar que o bebé se enrole nos lençóis;
- Não aquecer demais o bebé;
- Não usar gorro em casa;
- Dormir em berço no quarto dos pais até aos seis meses;
- Não expor ao fumo do tabaco.
- Quando devo fazer o teste do pezinho?
Este teste permite o diagnóstico precoce de várias doenças graves cujo tratamento adequado impede o aparecimento do atraso mental. Deverá ser efectuado entre o 3º e o 6º dia de vida no Centro de Saúde da sua área de residência.
Quando devo ficar preocupada?
Entre outros, o primeiro sinal de doença poderá ser:
- Recusa ou desinteresse a mamar;
- Respiração difícil;
- Agitação ou sonolência excessiva;
- Icterícia (cor amarelada da pele) que se estende até às coxas;
- Perda de peso superior a 10% do peso ao nascer ao fim da primeira semana;
- Vómitos;
- Febre.
Perante estes sintomas deverá levar o seu filho ao médico.
Sem comentários:
Enviar um comentário