domingo, 6 de junho de 2010

Malnutrição

A malnutrição desenvolve-se quando a ingestão alimentar diária não é suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais (desnutrição), ou quando existe um consumo excessivo (hipernutrição). Ambas as situações são resultado de um desequilíbrio entre as necessidades corporais e a ingestão de nutrientes essenciais. Consequentemente, ocorre perda da função muscular, perda de peso e agravamento do estado geral. São situações graves que, como tal, não podem ser, de forma nenhuma, desvalorizadas.

30 a 55% da população mundial está malnutrida!

Cada vez mais, crianças e bebés com pouco apetite, adolescentes em fase de crescimento rápido e idosos, são sérios candidatos à desnutrição. Em caso de doença, as necessidades proteicas podem aumentar até 50%. Contudo, a ingestão de proteínas costuma diminuir, resultando numa carência deste nutriente. É muito importante identificar estas situações, colmatando-as com suplementos nutricionais, que podem encontrar em qualquer farmácia. Estes aumentam a ingestão de nutrientes e energia, melhorando o estado geral de saúde.

A propósito desta temática irá realizar-se, nas farmácias aderentes, nos dias 7 e 8 de Junho, um rastreio nacional, que visa perceber em que estado nutricional se encontram os portugueses. Perder peso e comer menos, não é normal e, por isso, se está em risco, aconselhe-se junto do seu médico, nutricionista ou farmacêutico.

Sem comentários:

Enviar um comentário