A propósito da campanha "Dá-nos cinco minutos, nós damos-te a vida", venho falar-vos hoje de morte súbita, designada assim por ocorrer repentinamente, sem previsão, sem sinais de trauma nem violência. Os Deuses e as maldições eram vistos, antigamente, como as causas mais prováveis. Sabe-se hoje em dia, que muitas das vezes, estamos a falar de arritmias cardíacas. Estas, levam a uma quebra no desempenho cardíaco e consequentemente a falta de oxigénio no cérebro. Daí ser compreensível a pessoa perder a consciência e acabar por morrer.
A morte súbita pode ocorrer em crianças, principalmente até aos três meses de vida, e nestes casos, está ligado a factores hereditários e genéticos. No caso dos adultos, nomeadamente desportivas, a causa principal (como já referi atrás), está ligada a problemas no coração e geralmente, o portador desconhece a doença. Pode ser por excesso de actividades físicas, causas degenerativas, inflamatórias, infecciosas ou congénitas.
A prevenção passa por uma análise cuidadosa do histórico clínico e familiar, electro e ecocardiograma e teste de esforço físico.
Sem comentários:
Enviar um comentário