segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Stalking

Stalking é um termo inglês, que à letra significa "acto de seguir silenciosamente a caça". Em português, não existe um adjectivo qualificativo específico, pelo que podemos falar em perseguição obsessiva. É deste modo, um síndrome comportamental decorrente de uma patologia de relações interpessoais e de comunicação. Podem ser utilizados inúmeros meios para um só fim: perseguir, manter a vítima sobre vigilância, monitorizar comportamentos, causando ansiedade, mau estar e medo. O stalker procura aproximação junto da vítima, por meio de cartas, mensagens, chamadas telefónicas ou através das redes sociais. Em mais de 10% dos casos, os comportamentos de stalking podem passar por amigos ameaçados, calúnias, mentiras, violência ou envio de mails obscenos, podendo esta situação durar semanas, meses ou anos. A maioria dos stalkers são do sexo masculino (86%), sendo que as vítimas são normalmente as suas ex-companheiras (78%). Países como Estados Unidos da América, Reino Unido ou Canadá apresentam há alguns anos, leis anti-stalking. Apesar de em Portugal não existir legislação específica para este tipo de crime, o stalking pode ser processado perante as leis existentes que regulam comportamentos específicos, como devassa da vida privada, ameaça ou ofensa à integridade física. Por isso, estejam atentos, e ao mínimo sinal de abuso, denunciem. A Maria João Costa, jornalista e o rosto da GNT em Portugal, foi vítima de stalking e para além de ter apresentado queixa, criou o blog Vítimas de Stalking, onde se pode saber mais sobre o assunto e conhecer as notícias mais recentes. E lembrem-se que na mente do perseguidor está o lema: "every breath you take, every move you make, I'll be watching you". Não deixe que ele seja a sua sombra.

 

 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Geração Saudável!!

Hoje venho dar-vos conta de um projecto que tem tanto de inovador como de louvável. A Geração Saudável é um projecto de promoção e educação para a saúde nas escolas, e visa sensibilizar e esclarecer a população em temas tão importantes como a Sexualidade, Doenças sexualmente transmissíveis, a Alimentação e a Nutrição. Basicamente é um projecto que se desloca a várias escolas do País, através do seu autocarro, e é dentro dele que as crianças (e toda a população), podem assistir a formações por parte de farmacêuticos, bem como a filmes de sensibilização. Eu tive o prazer de ser convidada para visitar hoje o autocarro e posso dizer-vos que o trabalho desenvolvido é extraordinário e de uma enorme importância. Apoiado pela Ordem dos Farmacêuticos, é muito bem aceite pelas crianças, devido em grande escala ao à vontade e profissionalismo dos formadores. Bem haja a todos por esta iniciativa!

 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Quando é súbito

A propósito da campanha "Dá-nos cinco minutos, nós damos-te a vida", venho falar-vos hoje de morte súbita, designada assim por ocorrer repentinamente, sem previsão, sem sinais de trauma nem violência. Os Deuses e as maldições eram vistos, antigamente, como as causas mais prováveis. Sabe-se hoje em dia, que muitas das vezes, estamos a falar de arritmias cardíacas. Estas, levam a uma quebra no desempenho cardíaco e consequentemente a falta de oxigénio no cérebro. Daí ser compreensível a pessoa perder a consciência e acabar por morrer. 

A morte súbita pode ocorrer em crianças, principalmente até aos três meses de vida, e nestes casos, está ligado a factores hereditários e genéticos. No caso dos adultos, nomeadamente desportivas, a causa principal (como já referi atrás), está ligada a problemas no coração e geralmente, o portador desconhece a doença. Pode ser por excesso de actividades físicas, causas degenerativas, inflamatórias, infecciosas  ou congénitas. 

A prevenção passa por uma análise cuidadosa do histórico clínico e familiar, electro e  ecocardiograma e teste de esforço físico. 


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Não trema de frio!

A descida das temperaturas e o frio com vento que se vão fazer sentir nos próximos dias, podem pôr em risco a saúde da população, em especial dos idosos e crianças. Por isso tenha em atenção algumas recomendações no combate ao frio:

- Cubra as extremidades (mãos, pés, cabeça), usando cachecol, gorro, luvas e se for necessário vários pares de meias;
- Use meias de algodão e fibras naturais;
- A utilização de botijas de água quente deve ser feita sempre sob vigilância para evitar queimaduras;
- Use roupas folgadas e calçado adequado à temperatura ambiente;
- Não use roupa justa, visto que dificultam a circulação sanguínea;
- Use várias camadas de roupa em vez de um única muito grossa;
- Tome banho de água morna; água muito quente remove a camada protectora natural da pele;
- Mantenha a pele hidratada; basicamente besunte todo o corpo, não esquecendo mãos, pés, cara e lábios;
- Coma com mais frequência, encurte as horas entre as refeições, comendo mesmo que não sinta fome, em especial sopas e bebidas quentes;
- Inclua na sua alimentação, alimentos calóricos como chocolates, azeite e frutos secos, bem como alimentos ricos em vitaminas e minerais para evitar infecções;
- Evite bebidas calóricas - causam aquecimento mas provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo;
- Deve manter a prática de exercício físico - aumenta a produção de calor e a circulação de sangue.