quinta-feira, 12 de maio de 2011

Alergias, a quanto obrigas

Chega a Primavera e com ela, as cores vibrantes, os cheiros intensos e os milhares de pólens pelos ares. Estamos no tempo das alergias, principalmente as do foro respiratório e dermatológico, com espirros, tosse e olhos inchados à mistura. O que acontece é que, uma vez em contacto com o agente agressor (neste caso, os pólens), o organismo activa a libertação de histaminas, resultando em inflamação, comichão, espirros e produção excessiva de muco nasal. Também os olhos ficam irritados, avermelhados e lacrimejando constantemente. Coçar é uma tentação para quem sofre de urticária ou mesmo de angioedema, tal como na imagem. Inchaço dos lábios ou manchas de vários tamanhos, avermelhadas e bem definidas. 

Naturalmente há pessoas mais sensíveis que outras e portanto, sendo impossível evitar o agente causador - nesta altura do ano anda espalhado por todo o lado - deve-se ter algumas precauções:

- Invista em almofadas anti-alérgicas (com cobertura impermeável aos alergenos) e limpe regularmente o colchão;

- Evite carpetes e alcatifas;

- Lave com regularidade os cortinados;

- Use óculos de sol (especialmente em dias de vento);

- Faça pelo menos duas vezes por dia uma limpeza nasal com soro fisiológico, a fim de retirar as partículas agressoras que se acumulam no nariz;

Estes são gestos diários que objectivamente ajudam. Contudo pode ser necessário recorrer a anti-alérgicos orais, que permitem estabilizar a doença. É, por isso aconselhável uma consulta de alergologia, de forma a evitar uma má administração de medicamentos, beneficiando de melhor acompanhamento e usufruindo da última geração de anti-alérgicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário