terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vamos dar cabo das gripes!


Está aí o Outono e com ele as primeiras gripes e constipações. A gripe sazonal é uma doença aguda muito contagiosa, causada pelo vírus Influenza que afecta sobretudo, o tracto respiratório. No adulto, o quadro clínico tem inicio súbito e inclui:

- Febre;
- Tosse;
- Cefaleias (dores de cabeça);
- Dor de garganta;
- Mialgias (dores musculares);
- Rinorreia (corrimento do nariz).

Estes sintomas mantêm-se 2 a 5 dias, apesar da tosse e do mal-estar poderem persistir uma a duas semanas após o desaparecimento da febre. O período de transmissão da gripe decorre 1 a 2 dias antes do aparecimento de sintomas até 5 a 7 dias depois, sendo que a transmissão ocorre facilmente quando o indivíduo infectado tosse, espirra ou fala, por projectar pequenas gotículas com o vírus para o ar.

A gripe pode causar até 220 000 mortes por ano na Europa e por isso é fundamental que as pessoas estejam sensibilizadas para a vacinação. Esta deve ser administrada todos os anos, já que o vírus se modifica, surgindo uma nova face anualmente. A OMS recomenda a composição da vacina antigripal em função do vírus em circulação, sendo que este ano esta já comporta a estirpe da gripe A.

É principalmente recomendada a pessoas:

- Com 65 anos ou mais;

- Com mais de 6 meses e com doenças crónicas (pulmões, coração, fígado, rins, diabetes, outras situações que diminuam a resistência às infecções).

Proteja-se, vacinando-se e respeitando as medidas que evitam a propagação da gripe, tais como:

- Evitar locais fechados, mal ventilados e com elevada densidade populacional;

- Não partilhar objectos com pessoas infectadas;

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

- Utilizar lenços de papel uma única vez;

- Ao espirrar ou tossir, proteger a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço (não utilizar as mãos) e lavar as mãos de seguida.

2 comentários:

  1. Infelizmente ainda anda por aí muita gente sem maneiras e sem respeito pelos outros. Não são raras as vezes em que vou no metro e vejo alguém a tossir ser sequer ter o cuidado de meter a mão ou o braço à frente. Outra coisa que me deixa completamente fora de mim é ver alguém a cuspir e a "bisgar" em plena via pública... São neste pesquenos gestos do dia-a-dia que se vê que ainda há muita gente atrasadinha neste país... Eu já nem falo da questão da higiene das mãos, porque senão SOCORRO mesmo!!!

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Gracinha. Não há nada mais nojento, que tossir ou espirrar-nos para cima! Tanta falta de educação e higiene!

    ResponderEliminar