sábado, 16 de outubro de 2010

Nós gostamos de vocês assim como são...

...E por isso não maltratem o vosso cabelo. Ele é extremamente sensível e deviamos tratá-lo como uma camisa de seda. Secadores e ferros de ondulação são o seu pior inimigo, ressecando-o. As temidas pontas espigadas irão aparecer e o cabelo ficará baço, sem brilho. O melhor é secá-lo com uma toalha e depois, se usar o secador, escolher o nível mais baixo de calor. Também é interessante usar uma escova com os dentes ou as cerdas arredondadas, já que irão massajar o couro cabeludo, sem o danificar.

Por outro lado, analise o seu champô. Deve lavar o cabelo com um champô natural de pH equilibrado, que seja delicado. O tipo de cabelo, as vossas actividades físicas e os produtos que usam, determinam a frequência das lavagens. Se for muito oleoso, deve ser lavado todos os dias. Se a lavagem diária o torna demasiado seco, deve lavá-lo de dois em dois dias.

A água do banho deve igualmente ser tida em conta, devendo estar livre de toxinas. O cloro, por exemplo, que se encontra muitas vezes na água das torneiras, seca o cabelo. Isto é especialmente importante nos banhos de imersão, de mais de 10 minutos, uma vez que o problema não é o cloro, mas sim as toxinas em que ele se transforma, que são muito fortes.

Bem sabemos que quando se trata de aparência, há pessoas que estão dispostas a fazer as maiores atrocidades. Mas tenham atenção. Para além de sinónimo de beleza, o cabelo protege o nosso crânio do Sol e revela o nosso estado de saúde.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vamos dar cabo das gripes!


Está aí o Outono e com ele as primeiras gripes e constipações. A gripe sazonal é uma doença aguda muito contagiosa, causada pelo vírus Influenza que afecta sobretudo, o tracto respiratório. No adulto, o quadro clínico tem inicio súbito e inclui:

- Febre;
- Tosse;
- Cefaleias (dores de cabeça);
- Dor de garganta;
- Mialgias (dores musculares);
- Rinorreia (corrimento do nariz).

Estes sintomas mantêm-se 2 a 5 dias, apesar da tosse e do mal-estar poderem persistir uma a duas semanas após o desaparecimento da febre. O período de transmissão da gripe decorre 1 a 2 dias antes do aparecimento de sintomas até 5 a 7 dias depois, sendo que a transmissão ocorre facilmente quando o indivíduo infectado tosse, espirra ou fala, por projectar pequenas gotículas com o vírus para o ar.

A gripe pode causar até 220 000 mortes por ano na Europa e por isso é fundamental que as pessoas estejam sensibilizadas para a vacinação. Esta deve ser administrada todos os anos, já que o vírus se modifica, surgindo uma nova face anualmente. A OMS recomenda a composição da vacina antigripal em função do vírus em circulação, sendo que este ano esta já comporta a estirpe da gripe A.

É principalmente recomendada a pessoas:

- Com 65 anos ou mais;

- Com mais de 6 meses e com doenças crónicas (pulmões, coração, fígado, rins, diabetes, outras situações que diminuam a resistência às infecções).

Proteja-se, vacinando-se e respeitando as medidas que evitam a propagação da gripe, tais como:

- Evitar locais fechados, mal ventilados e com elevada densidade populacional;

- Não partilhar objectos com pessoas infectadas;

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

- Utilizar lenços de papel uma única vez;

- Ao espirrar ou tossir, proteger a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço (não utilizar as mãos) e lavar as mãos de seguida.