domingo, 23 de outubro de 2011

Quem anda à chuva, reforça-se

Sinta-se bem no Outono e reforce o seu sistema imunitário. O nosso organismo é susceptível às alterações climatéricas e por isso proponho-lhe acções simples, que podem ajudar a contrariar as dificuldades, e a aproveitar esta estação do ano com o máximo de energia.

- Alimentação:

O Outono é rico em alimentos coloridos, que podem contribuir com vitaminas, minerais e outros nutrientes. Os frutos silvestres (amoras e mirtilos), as uvas e a romã são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce; o dióspiro é uma importante fonte de vitamina C, contendo ainda pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, o que irá reforçar as defesas do organismo; os frutos secos bem como a castanha, para além de serem igualmente ricos em substâncias antioxidantes, são altamente nutritivos.

Deve evitar alimentos ricos em hidratos de carbono simples (açúcar), carnes vermelhas e fritos. Abuse da fruta e legumes e implemente hábitos alimentares saudáveis, que são essenciais no combate ao stress e resistência do sistema imunitário.


- Exercício físico:

Com as temperaturas baixas, as pessoas tendem a abandonar o exercício físico. Convém recordar que para além de todos os benefícios a nível funcional (como é o caso de manutenção do peso, diminuição da celulite, prevenção de doenças crónicas), o exercício físico também melhora o humor, a memória e a qualidade do sono. Atenção que deve fazer exercícios de aquecimento adequados, visto que com as temperaturas baixas, os músculos estão mais contraídos e por isso, mais vulneráveis a lesões.


- Descanso:

Dormir cerca de oito horas é essencial ao bem-estar físico e emocional. Se por alguma razão, tem dificuldade em adormecer tente estas acções:

       - Evite actividades intensas antes de dormir;
       - Procure seguir um horário regular para dormir;
       - Jante moderadamente e a horas certas;
       - Evite o consumo de café ou chás com cafeína nas horas que antecedem o momento de dormir;
       - Durma em ambiente escuro e com temperatura adequada;
       - Tome um banho quente antes de ir dormir.


- Suplementação:

Se mesmo assim, o seu sistema imunitário não está a 100%, tornando-se susceptível a infecções, existem suplementos alimentares que, em conjunto com algumas vitaminas, ajudam a reforçar o organismo. 

      - Vitamina C - Reduz a severidade e duração das constipações, gripes e asma;
      - Vitamina D3 - Modelador do sistema imunitário;
      - Zinco - Mineral determinante para o funcionamento do timo, principal glândula do sistema imunitário;
    - Equinácea - Reforça os mecanismos de defesa, aumentando a actividade dos glóbulos brancos e a produção de anticorpos. Tem propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias;
     - Própolis - Produto recolhido e processado pelas abelhas, com propriedades que reforçam o sistema imunitário.


Adoptando hábitos alimentares saudáveis, nomeadamente a nível da alimentação, exercício físico e descanso, bem como fazendo a devida suplementação, este Outono vai encontrar-se imbatível! Cuide de si, reforce as suas defesas.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cada ano...todos os anos...vacine-se!

Prepare-se para o Inverno (e Outuno, que finalmente parece começar a chegar) vacinando-se contra a gripe sazonal. No mês de Outubro, as farmácias voltam a iniciar a Campanha de Vacinação. Esta deve ser administrada todos os anos, já que confere protecção apenas para um ano. O vírus modifica-se e por isso, todos os anos ganha uma nova face. A vacinação é fundamental para as pessoas:

- Com 65 anos ou mais de idade;
- Grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas;
- Profissionais de saúde;
- Com mais de 6 meses de idade e com doenças crónicas:
            - dos pulmões, coração, fígado ou rins;
            - diabetes;
            - outras situações que diminuam a resistência às infecções.

A vacina oferece uma elevada protecção, diminuindo a probabilidade de ter gripe, a gravidade dos episódios e das suas complicações. Além disso, tem poucos efeitos secundários: um ligeiro incómodo no braço e por vezes, febre. Tenha apenas atenção caso tenha histórico de reacção alérgica à vacina ou seja alérgico ao ovo, visto a vacina ser contra indicada nestes casos.

A vacina é imperativa em algumas situações. Fale com o seu médico, com a vantagem de se poder vacinar na sua Farmácia. Seja prudente!