Sinta-se bem no Outono e reforce o seu sistema imunitário. O nosso organismo é susceptível às alterações climatéricas e por isso proponho-lhe acções simples, que podem ajudar a contrariar as dificuldades, e a aproveitar esta estação do ano com o máximo de energia.
- Alimentação:
O Outono é rico em alimentos coloridos, que podem contribuir com vitaminas, minerais e outros nutrientes. Os frutos silvestres (amoras e mirtilos), as uvas e a romã são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce; o dióspiro é uma importante fonte de vitamina C, contendo ainda pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, o que irá reforçar as defesas do organismo; os frutos secos bem como a castanha, para além de serem igualmente ricos em substâncias antioxidantes, são altamente nutritivos.
Deve evitar alimentos ricos em hidratos de carbono simples (açúcar), carnes vermelhas e fritos. Abuse da fruta e legumes e implemente hábitos alimentares saudáveis, que são essenciais no combate ao stress e resistência do sistema imunitário.
- Exercício físico:
Com as temperaturas baixas, as pessoas tendem a abandonar o exercício físico. Convém recordar que para além de todos os benefícios a nível funcional (como é o caso de manutenção do peso, diminuição da celulite, prevenção de doenças crónicas), o exercício físico também melhora o humor, a memória e a qualidade do sono. Atenção que deve fazer exercícios de aquecimento adequados, visto que com as temperaturas baixas, os músculos estão mais contraídos e por isso, mais vulneráveis a lesões.
- Descanso:
Dormir cerca de oito horas é essencial ao bem-estar físico e emocional. Se por alguma razão, tem dificuldade em adormecer tente estas acções:
- Evite actividades intensas antes de dormir;
- Procure seguir um horário regular para dormir;
- Jante moderadamente e a horas certas;
- Evite o consumo de café ou chás com cafeína nas horas que antecedem o momento de dormir;
- Durma em ambiente escuro e com temperatura adequada;
- Tome um banho quente antes de ir dormir.
- Suplementação:
Se mesmo assim, o seu sistema imunitário não está a 100%, tornando-se susceptível a infecções, existem suplementos alimentares que, em conjunto com algumas vitaminas, ajudam a reforçar o organismo.
- Vitamina D3 - Modelador do sistema imunitário;
- Zinco - Mineral determinante para o funcionamento do timo, principal glândula do sistema imunitário;
- Equinácea - Reforça os mecanismos de defesa, aumentando a actividade dos glóbulos brancos e a produção de anticorpos. Tem propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias;
- Própolis - Produto recolhido e processado pelas abelhas, com propriedades que reforçam o sistema imunitário.
Adoptando hábitos alimentares saudáveis, nomeadamente a nível da alimentação, exercício físico e descanso, bem como fazendo a devida suplementação, este Outono vai encontrar-se imbatível! Cuide de si, reforce as suas defesas.