sábado, 23 de julho de 2011

O Sol - bom ou mau? # 3

Beijar é proibido quando o herpes labial está ao rubro. HSV (vírus herpes simples) é o vírus que provoca esta doença desconfortável, física e emocionalmente.

O primeiro encontro com o vírus é normalmente estabelecido durante a infância, o que não significa que se manifeste automaticamente. O vírus tende a instalar-se num ponto do organismo inacessível ao sistema imunitário, conseguindo iludir as nossas defesas e permanecer lactente até ser reactivado.
São muitos os factores que o podem fazer, como o stress, fadiga, febre, outras infecções, alterações hormonais e essencialmente as temperaturas (muito frio ou muito calor). Daí que, no Verão, quando a radiação solar é mais intensa, as pessoas que sofrem de herpes labial fiquem mais vulneráveis.

Os sintomas são descritos cerca de três a quatro dias antes do aparecimento do herpes e passam por prurido, vermelhidão, sensação de formigueiro e picada, seguindo-se vesículas que ao longo dos dias vão ficando purulentas. Acabam por se romper (fase de maior contágio), formando ferida. Progressivamente, a ferida seca e desaparece.

O tratamento passa normalmente pela aplicação tópica de um antivírico, em pomada ou creme, ou a aplicação de um penso específico, o qual alivia o desconforto e disfarça as manchas do herpes. Para além disso, é fundamental não furar as vesículas, não partilhar objectos pessoais, lavar as mãos após tocar na feridas e evitar, na medida do possível, situações de stress. Por outro lado, a aplicação do protector solar nos lábios é essencial para que vesículas desconfortáveis e bastante visíveis como estas não danifiquem a nossa auto-estima.

domingo, 17 de julho de 2011

Quem disse que ficar morena é sinal de ir à praia?

Apesar de estarmos em pleno Verão, as temperaturas, por estes dias, não têm estado muito convidativas para uma ida à praia. Como andar de saia ou calções sem collants, conjugado com pernas muito branquinhas, não é o melhor dos cenários, pode recorrer, sem qualquer problema a um autobronzeador, o qual uma vez bem aplicado pode fazer autênticos milagres. A questão para muitas pessoas que usam ou usaram este género de cremes, passa pelas manchas, provocadas por uma deficiente aplicação do produto. Sendo assim, aqui estão os cuidados que deve ter quando pensar em aplicar um autobronzeador:

1º passo - Preparar a pele para a aplicação:

- A pele deve estar limpa e seca, devendo ser esfoliada para que se torne macia e uniforme;
- Assegure-se que a sua pele está bem hidratada nos dias anteriores à aplicação, para que o resultado possa ser o mais uniforme possível.

2º passo - Aplicação do produto:

- Deve começar pelas pernas, com pouco produto e em movimentos circulares. Deve ter especial cuidado na zona dos joelhos, tornozelos, evitando os dedos, a planta e a zona lateral do pé para ter um resultado mais natural.
- De seguida aplicar na parte superior do corpo, tendo especial cuidado nos cotovelos e braços para que a pele não fique muito escura
-Aquando da aplicação no rosto, evitar as sobrancelhas e a linha do cabelo, não esquecendo de aplicar na zona do pescoço, nuca e atrás das orelhas.

3º passo - Após a aplicação do produto:

- Deve lavar bem as mãos - palmas, pulsos, dedos e zonas interdigitais;
- Se algumas áreas ficarem demasiado escuras, pode aclará-las com a utilização de um esfoliante ou de umas gotas de limão;
- Ter atenção que um autobronzeador não protege a pele contra os raios ultravioletas. Por isso é imperativo aplicar sempre um protector solar!