Hoje, dia 26 de Setembro, celebra-se o Dia Mundial do Coração. Numa iniciativa da World Heart Federation, e sob a temática "Eu trabalho com o Coração", este dia vai ser assinalado, procurando alertar a população para a importância vital deste orgão. Sendo o coração o nosso motor, fazendo chegar oxigénio e alimento a todas as células do nosso organismo, é fundamental cuidarmos dele.
As doenças cardiovasculares estão associadas a um conjunto de factores de risco. Muito embora alguns não possam ser modificados, como é o caso do sexo, idade e hereditariedade, muitos outros podem e devem ser alterados com vista à prevenção de qualquer problema cardíaco. Entre estes últimos estão:
- Sedentarismo;
- Hipertensão;
- Tabagismo;
- Stress;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Dislipidémia.
Uma particularidade dos factores de risco é que, pior do que se adicionarem, eles potenciam-se, agravando-se mutuamente. É, por isso estritamente fundamental o rastreio e o diagnóstico médico (quanto mais cedo, melhor) para avaliar o risco de vir a ter uma doença cardiovascular.
A realização de actividades físicas e desportivas e a manutenção de um estilo de vida saudável contribui em larga escala para um coração sem problemas. Não se desleixe e cuide de si. Deixo-lhe algumas dicas que o ajudarão a adquirir hábitos activos e que o seu corpo irá agradecer:
- Pratique uma actividade física diária e regular de, pelo menos, 30 minutos, que pode ser distribuída em três períodos de 10 minutos ao longo do dia. Se for muito preguiçoso, pode começar por fazer apenas 3 vezes por semana, aumentando gradualmente. Tanto faz que seja andar, subir escadas, nadar ou andar de bicicleta. O importante é que haja movimento, força ou manutenção da postura corporal que se traduz num consumo de oxigénio.
- Pela sua saúde e de quem o rodeia, deixe de fumar! A Fundação Portuguesa de Cardiologia dá-lhe algumas dicas de como fazê-lo. Veja aqui. Se mesmo assim não conseguir, não desista. Consulte o seu médico, que irá ajudá-lo a atingir os seus objectivos. O essencial é reconhecer que fumar faz mal e ter força de vontade para acabar de vez com o vício.
- O stress já faz parte das nossas vidas e, não sendo por si só uma causa para problemas cardíacos, pode no entanto, despoletar ou agravar as consequências. Relaxe e procure levar uma vida tranquila, faça exercício físico, massagens ou pratique ioga.
- Os nutricionistas defendem que a nossa alimentação deve ser colorida. Coma de tudo um pouco, dando especial importância aos legumes, fruta, cereais integrais e peixe. Reduza nas carnes vermelhas, gorduras, manteigas e lacticínios gordos. Coma pouco de cada vez, várias vezes ao dia, procurando manter o seu peso ideal.
Os benefícios irão fazer-se notar e irá sentir-se com mais força, mais confiante e com mais saúde. Eu trabalho com o meu coração, trabalhe também com o seu!