Não! A ingestão de água pode é contribuir para que se fique saciado, embora essa sensação passe depressa, visto que a água é eliminada rapidamente. Contudo, e porque não tem calorias, a água não emagrece, mas também não engorda. O melhor é optar pela sopa: rica em água, mas também em nutrientes fornecidos pelos vegetais, o que atrasa o esvaziamento gástrico, deixando-nos saciados por mais tempo.
domingo, 4 de julho de 2010
Beba água, não espere pela sede!
A água é o principal componente químico do nosso organismo, sendo responsável por várias actividades: ajuda a eliminar toxinas, transporta nutrientes para as células e assegura o ambiente húmido dos tecidos do nariz, garganta e ouvidos. Por outro lado, contribui para um cabelo sedoso e melhora a circulação sanguínea, ajudando a combater a celulite e flacidez.
Sem ela, o corpo é incapaz de funcionar normalmente. Até mesmo uma desidratação mínima pode gerar consequências, nomeadamente cansaço e falta de energia. É por isso essencial beber água, mesmo sem sede. A sede já pressupõe carência e uma ligeira desidratação. Porque perdemos água por variadíssimas formas (respiração, transpiração, movimentos intestinais), é fundamental ir bebendo ao longo do dia.
Que quantidade de água se deve beber por dia? Não há uma resposta clara a esta pergunta, tendo em conta que varia de pessoa para pessoa, em função da idade, sexo, estado de saúde, clima e altitude em que vive. Contudo, especialistas defendem que tomar 1,5L a 2L de água por dia é a garantia de que estamos a ingerir a quantidade ideal para repor as perdas. A cor da urina é um excelente indicador para saber se consume a quantidade de água adequada. Esta deve ser incolor, quanto mais forte for a coloração, menor é a ingestão de água que está a ser feita.
De notar, que há outros líquidos essenciais. Os sumos de frutas e as infusões, tal como as frutas e os vegetais (melancia, morango, tomate), são extremamente ricos em água, tornando-se assim alternativas bastante saudáveis!
Subscrever:
Mensagens (Atom)